LOBO SOLITÁRIO


Junior Csf e Gui Massau

Na década de 70, no Japão, surgiu uma nova forma de contar as histórias em mangá. Esse novo estilo foi apresentado por Kazuo Koike e Goseki Kojima em Lobo Solitário, um dos mangás de maior fama até hoje.
A trama se passava no Japão feudal, e o personagem principal era Itto Ogami, um ninja que perdeu seu posto no clã e teve que vagar pelo país como um ronin, um samurai sem mestre, a procura de encomendas de assassinatos que pudessem sustentar a si e a seu filho Daigoro. Cada caso, em cada edição, era altamente bem escrito e os desenhos, detalhadíssimos.
Pelo inesperado fã Frank Miller, Lobo Solitário se tornou conhecido também no ocidente. Frank se inspirou na obra e no estilo de desenho para fazer a minissérie Ronin (DC Comics) e junto com outros artistas de peso como Bill Sienkiewicz, fazer as capas das edições americanas da revista.
Depois do original, cópias aos montes foram surgindo, como:
• as adaptações para o cinema japonês e essa mesma adaptação em cortes para o cinema americano com o nome de 'Shogun Assassin', e versão sem cortes com o horrível título de 'Baby Cart Assassin' (assassino do carrinho de bebê);
• sua série televisiva que foi transmitida no Brasil pelo SBT com o nome de 'Samurai Fugitivo';
• Usagi Yojimbo, a mais longa HQ americana de samurais (escrita por Stan Sakai, letrista de Groo, o Errante);
• O roteirista Fabian Nicieza, que fez uma saga onde Nômade, ex-parceiro do Capitão América, num belo dia resolveu andar pelos EUA com um bebê nos ombros;
• No desenho animado Samurai Jack (que foi claramente inspirado em Ronin) Itto e Daigoro fazem uma participação especial;
• E hoje em dia, as não tão bem sucedidas (porque será?) Lobo Solitário 2100 da Dark Horse e uma série da editora de Kazuo Koike que mostra tudo o que aconteceu com Daigoro depois que acabaram as edições da série.
De qualquer forma, copiam o que é bom, original, e faz sucesso. Tudo bem. As edições brasileiras mais novas de Lobo Solitário são os volumes sem corte que saíram pela Panini por R$ 12,90 cada.

Posted by mundo do coringa | às 08:36

0 comentários:

Postar um comentário